Palhaços e mágico animam crianças internas do Barros Barreto

Com direito a picolé, pipoca, brindes e palhaço, as crianças internadas na Clínica Pediátrica do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) comemoraram, na manhã de ontem (17), o Dia das Crianças. Foi mais uma realização do Projeto “A Visão do Outro Lado”, que tem a finalidade de aliviar o estresse causado pela internação hospitalar, por meio de atividades recreativas e de lazer, tanto para pacientes como seus acompanhantes.
A animação ficou por conta dos palhaços Tio Ivan, Tio Carequinha e do mágico Chamon Júnior, que, como voluntários, proporcionaram momentos de descontração para crianças e adultos, incluindo os profissionais e estagiários.
A chefe da Clínica Pediátrica, Rosineide Duarte, disse que as atividades de lazer dentro do hospital fazem com que as crianças aceitem melhor o tratamento, principalmente, aquelas que precisam ficar internadas por um longo tempo.
A terapeuta ocupacional Cláudia Costa, uma das coordenadoras do Projeto, informou que este ano já foram realizadas diversas atividades, como baile de carnaval, homenagem às mães, festa junina, exibição de vídeo e piquenique. “No dia 10 deste mês, já em comemoração ao Dia das Crianças, os pacientes tiveram a oportunidade de assistir à apresentação de teatro e dança da Escola de Arte da Universidade Federal do Pará, foi muito bom”, acrescentou.
Para essa atividade, o Projeto contou com apoio da Associação Amigos do Barros Barreto (AB) e voluntários.
Na opinião da professora Lúcia Pantoja, avó de Caio Pantoja, que está internado com uma infecção, esse tipo de programação é excelente para quebrar a monotonia do leito hospitalar. “É uma maneira de sair da rotina, parece que a gente não está num hospital e o atendimento é muito bom”.
Wellington Silva, de nove anos, foi vítima de picada de cobra, no município e Anajás. Sua avó Lucila Silva contou que ele foi socorrido imediatamente e tomou o soro antiofídico ainda no município, sendo transferido para o Hospital do Pronto Socorro Municipal de Belém e depois para o HUJBB. “Aqui, ele tem sido tratado com o maior carinho, e isso cativa a gente”. Ela também achou muito boa a atividade para as crianças internadas.
Outra vítima de picada de cobra é Eliel Martins, de 11 anos, do município de Tomé-Açu. Ao contrário de Wellington, ele não foi socorrido como deveria logo após o acidente, mas já está bem. Sua irmã Edileuza Oliveira acha as atividades educativas e recreativas muito boas. “Ele desenha, pinta brinca, tem teatro, dança e o atendimento é muito bom”.

Roberta Vilanova (Assessoria de Imprensa/HUJBB)

Publicado em: 18.10.2006 10:40