Programa de bolsas AlBan é apresentado na UFPA

Os pontos mais importantes sobre a concessão de bolsas de pós-graduação para que profissionais e quadros diretivos da América Latina realizem cursos de mestrado e doutorado em universidades ou centros de investigação da União Européia foram abordados na palestra  “O Programa AlBan: convocatória para 2007/2008”, realizada na UFPA.
O palestrante, Alberto Sereno, diretor do Programa Alban, esclareceu que podem ser  financiados até 75% dos custos de um projeto de mestrado, doutorado ou especialização. “Os outros 25% têm que, obrigatoriamente, vir de fontes externas, no que pode ser doação familiar, de empresas, instituições de ensino ou mesmo outros tipos de bolsas”, informou. Pelas diferenças culturais e dificuldades de transferência financeira, o professor recomendou que as apresentações de projetos devam ser feitas com bastante  antecedência.
O grande número de projetos brasileiros aprovados no Programa Alban foi destacado por Sereno. “O Brasil tem uma média de projetos aceitos pelo programa em torno de  27%, superior ao de toda a América Latina, que é de 22%” disse ele.
O diretor do Alban ressaltou também a boa posição da Universidade Federal do Pará,  vigésima primeira no ranking das 161 universidades brasileiras que participam do projeto.
Mais informações sobre o Programa AlBan e os formulários de inscrição podem ser obtidos na página do programa, www.programalban.org, ou por meio da página da Arni, www.ufpa.br/arni.

Publicado em: 23.10.2006 16:23