Laboratório de Física recebe escolas de ensino fundamental e médio

Mostrar a Física de uma maneira prática e divertida para despertar o interesse pela disciplina é  o objetivo do Laboratório de Demonstrações (Labdemon) do curso de Física da Universidade Federal do Pará.
Por meio de   Projetos de Extensão,  como o  Física  nas Escolas e o Núcleo de Astronomia, o  Labdemon recebe estudantes  de ensino fundamental e médio para  apresentações de diversos conteúdos de física, utilizando experimentos feitos com material de baixo custo.  De maneira participativa e lúdica os alunos interagem com as experiênicas apresentadas.
A equipe do Laboratório é formada por estudantes da graduação em  Física  que procuram as escolas para agendar visitas com professores e estudantes. Em geral são escolhidos temas de acordo com o nível escolar da turma e os encontros duram em média 3 h.  A aproximação com as escolas  de ensino médio também se dá por meio de visitas dos professores do departamento de Física que  realizam palestras e seminários com conteúdos de física moderna, temas  que normalmente não são ministrados  no ensino público.
 O Laboratório de Física mantém também  um  Núcleo de Astronomia para  ensinar a ciência  por meio de observações  astronômicas, seminários e atividades.  O projeto envolve estudantes desde a primeira série do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio. De acordo com o professor Bassalo Crispino, coordenador do Labdemon, “As apresentações fogem completamente das aulas tradicionais dos conteúdos de física. Aqui os alunos  vão ver a física acontecendo por meio de nossos experimentos” afirma
O Laboratório de Demonstrações foi criado em 2002 e nasceu de uma necessidade dos estudantes de Física em aplicar os conteúdos da disciplina de forma prática, buscando facilitar o entendimento, tornando assim, as aulas mais interessantes e estimulantes. O Labdemon conta com sete bolsistas e mais oito voluntários do Curso de Física, que promovem as atividades do laboratório. As diversas atividades ligadas aos projetos de extensão integraram a programação da 3ª  Semana de Ciência e Tecnologia, realizada no período de 16 a 23 de outubro.
 As escolas que desejam agendar uma visita ao Laboratório podem ligar para o número 3201-7418.

Bruno Magno e Kélia Lima
Foto: Arquivo Labdemon