Cooperativas de material reciclado é garantia de renda para catadores de lixo

“A forma  mais eficaz de garantia de renda para catadores de lixo, com cunho voltado para o material reciclável, é investir em formação de cooperativas” A afirmação é do  diretor executivo da Rede Unitrabalho e professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Nazem Nascimento, que proferiu  palestra  na Universidade Federal do Pará sobre o Centro de Referência – Processo de Reciclagem da Rede.  O diretor  veio divulgar a participação cada vez mais intensa da Unitrabalho no universo das cooperativas populares, com destaque para o Programa Incubadora de Cooperativas Populares e Empreendimentos Solidários (PITCPES). A Unitrabalho está presente na UFPA e em outras 92 universidades  brasileiras desenvolvendo  iniciativas voltadas para cooperativismo popular.
Nazem Nascimento anunciou que em breve o governo federal irá criar uma linha de crédito por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), voltado para o financiamento de formação de centrais de cooperativas de catadores, um dos segmentos cooperativistas populares. Mas ressaltou  que como  a  lei do cooperativismo brasileiro ainda é muito antiga e abrange todo e qualquer tipo de cooperativa, é preciso que se criem mecanismos diferenciados de ação  “Não dá para comparar uma cooperativa de catadores de lixo com a de produtores de soja, por exemplo. Para o diretor da Unitrabalho , enquanto não se estabelecem regras diferenciadas,  muitos municípios perdem com a ausência de um trabalho organizado de catadores de lixo reciclável..
A coordenadora de gestão do Programa Incubadora de Cooperativas Populares e Empreendimentos Solidários (PITCPES) Márcia Costa, reforça as afirmações  sobre    a formação de cooperativas para  diminuir os custos da coleta de lixo que as prefeituras tem,  além de garantir dignidade dos catadores  por meio de geração  renda. “  A união de várias cooperativas  forma uma central que vai em busca de compradores para o material reciclável. Mas este trabalho precisa ser articulado,  não adianta  agir isoladamente  porque os resultados podem não ser os esperados” afirma
Atualmente a  Incubadora de Empreendimentos Solidários da UFPA  já está trabalhando com duas cooperativas de catadores de lixo,    capacitando os  cooperados para ampliar o programa. O trabalho já se estende para o interior com a Unitrabalho  tendo participação marcante nos municípios do Baixo-Tocantins, como Abaetetuba, Barcarena , Moju e Igarapé-Miri. Em Belém, os trabalhos desenvolvidos pela Incubadora   estão mais adiantados com as cooperativas de  costureiras e com trabalhadores da área de serviços voltados para bares, restaurantes e lanchonetes. A  Incubadora de Empreendimentos Solidários da  UFPA tem a coordenação dos professores Armando Lírio de Souza e Maria José Souza Barbosa, dos cursos de Economia e Serviço Social , respectivamente.

Publicado em: 25.10.2006 18:10