Simpósio Internacional de História e VI Encontro Regional de História

“Entre mares, matas e rios: Amazônias e Áfricas”. Esse é o tema escolhido para o II Simpósio Internacional de História da Amazônia e o VI Encontro Regional de História, que inicia neste domingo,  26, as 19h, no auditório do Colégio Nazaré, estendendo-se até 1º de dezembro, na Universidade Federal do Pará. O objetivo é discutir as múltiplas relações entre Amazônia e África, repensando criticamente os estudos que enfatizaram as ligações entre uma e outra apenas pelo traço forte da escravidão a que foram submetidos os africanos trazidos para o Brasil. "Pensá-las no plural, em suas diversidades, redescobrindo uma forma de produzir conhecimento mais atento aos processos históricos que acabaram unindo os dois lados do Atlântico, e menos eurocentrada também. Estudar as “pontes” que nos ligam à África ou um pouco da África que existe em cada um de nós, como afirma a professora M.Sc. Maria Roseane Pinto Lima, uma das coordenadoras do evento. Perspectiva esta que atende, também, a uma demanda há muito reivindicada pelo movimento negro no Brasil e que, em termos de resposta apresentada pelo Estado brasileiro, evidencia-se pela regulamentação da Lei 10.639/2003 que prevê o estudo da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas, como uma ênfase necessária, principalmente, em disciplinas como História, Geografia e Artes.

Simpósio Internacional e Encontro Regional - A proposta de fundir dois encontros iniciou em 2004, como uma forma de oferecer aos professores, pesquisadores e estudantes um espaço para a reflexão, discussão e aprendizagem de assuntos ligados ao tema proposto. Para o professor Dr. William Gaia Farias, essa foi a forma encontrada para ampliar os debates atraindo também historiadores de fora do Brasil. Além do simpósio, serão ofertados mini-cursos, grupos de trabalho, mesas-redondas, conferências e programações culturais.
O Encontro Regional de História da Amazônia acontece a cada dois anos e é o evento mais importante da área de história na região. O último simpósio contou com a participação de 600 pessoas, entre palestrantes e pesquisadores. Nesse ano serão publicados livros com os trabalhos realizados nos dois encontros anteriores, que tiveram como temas “Faces da História da Amazônia” (organizado pelos professores Fernando Arthur de Freitas Neves e Maria Roseane Pinto Lima) e “História e Literatura” (organizado pela professora Edilza Fontes).

Esse evento é organizado pela Associação dos Professores de História (ANPUH) Regional Pará que há 15 anos desenvolve um trabalho conjunto com o Departamento de História da UFPA.  As inscrições no Simpósio e nos mini-cursos podem ser feitas até  24 de novembro. Nas Comunicações em GT e comunicações coordenadas  até esta sexta-feira, dia 17.
Informações no  Laboratório de História/ altos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas/ UFPA de 9 às 12h e 14 às 18h
Informações:
E-mail: anpuh.pa06@gmail.com