PSS 2007 - UFPA aguarda julgamento de recurso

O Pró-reitor de Ensino de Graduação e presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperves) da Universidade Federal do Pará Licurgo Brito disse à imprensa, em entrevista coletiva realizada na tarde de hoje (23), que a instituição aguarda o julgamento do recurso impetrado em Brasília junto ao Tribunal Regional Federal para rever a decisão judicial que beneficia estudantes que não obtiveram isenção de taxa de inscrição no PSS 2007. Licurgo informou que os 22 alunos que ingressaram com ações individuais em Belém e obtiveram decisão judicial favorável já poderão se dirigir amanhã (24) ao Departamento de Apoio ao Vestibular (Daves) para realizarem suas inscrições no PSS 2007. “Este é um quantitativo de isenções possível de ser imediatamente atendido. A ação que corre em Brasília abrange em torno de 58 mil candidatos, cujo atendimento, a qualquer tempo, inviabiliza por completo a realização do Processo Seletivo Seriado 2007 da UFPA, razão porque recorremos e estamos aguardando” disse.
O Pró-reitor não descarta alterações no calendário de provas do PSS 2007, cujo inicio está previsto para o próximo dia 10 de dezembro, caso a decisão judicial seja favorável aos 58 mil candidatos. “A realização do PSS tem todo um planejamento que terá que ser revisto se isto acontecer” disse.
O custo do PSS 2007 da UFPA está orçado entre 3 a 4 milhões de reais e, como a instituição não tem disponibilidade orçamentária para esta finalidade, não é possível  assumir os custos sem a cobrança de taxas, procedimento que, aliás, é adotado por todas as instituições federais de ensino superior no país. Desde quando iniciou a concessão de isenção para candidatos carentes, a instituição vem ampliando o benefício, que de 2 mil alcança hoje até 9 mil candidatos.
Aproximadamente 56 mil pessoas solicitaram, por meio de formulário próprio, a isenção do pagamento de taxa para prestar o PSS 2007. Destas, 9 mil foram selecionadas por meio de sorteio eletrônico, mas somente 5.649 compareceram a UFPA e apresentaram a documentação comprobatória prevista na Resolução nº 01/2005-Coperves, obtendo dessa forma a isenção do pagamento de taxas de inscrição. Esse resultado aponta para a hipótese de que muitas dessas 56 mil pessoas que preencheram o formulário próprio de pedido de isenção não se enquadram nos critérios definidos na referida resolução.
Assessoria de Imprensa da UFPA

Publicado em: 23.11.2006 18:34