Mercado de trabalho do Geofísico é multidisciplinar

“A Profissão do Geofísico”, foi a temática utilizada para a realização da I Semana de Geofísica da Universidade Federal do Pará, que acontece até amanhã no Centro de Capacitação (CAPACIT) . A idéia do encontro é divulgar a profissão e discutir a formação de recursos humanos.
   A Geofísica é uma ciência voltada à compreensão da estrutura, composição e dinâmica do interior do planeta. Consiste basicamente na aplicação de conhecimentos e medidas da física ao estudo da Terra.  Ellen Nazaré, coordenadora do Curso de Geofísica da UFPA explica que a área de estudo da geofísica é multidisciplinar e abrange diversos ramos das ciências exatas, tais como matemática, física, computação e oceanografia, entre outros. Outro ponto positivo na profissão segundo a professora é o mercado de trabalho, que se encontra em crescente expansão, já que o geofísico pode atuar em diversas áreas como na prospecção de hidrocarbonetos (petróleo e gás), monitoração do meio ambiente, avaliação geotécnica, mapeamento geológico-geofísico e investigação arqueológica e de objetos enterrados - ossadas, cabos e dutos.
   O Curso de Geofísica da UFPA é o único da região norte e foi implantado em 2003, em decorrência da escassez de profissionais na área. Ele foi criado a partir do  Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Geofísica, o primeiro curso de pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) instalado na Universidade, em 1972.  Hoje, o Departamento de Geofísica conta com oito doutores e dois mestres, além do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Geofísica.
   A programação da Semana conta com a exposição de trabalhos e pesquisas desenvolvidas por alunos e professores de Geofísica, além de uma exposição denominada “O que é Geofísica?”, voltada para estudantes e professores do Ensino Médio. O objetivo da exposição é atrair a atenção dos estudantes e futuros profissionais. Nos estandes, eles tiveram a oportunidade de conhecer e esclarecer dúvidas acerca da profissão, que ainda é pouco conhecida e difundida no país.

Texto: Bruno Magno e Kélia Lima (Estagiários/Jornalismo)

Publicado em: 28.11.2006 18:23