Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Encontro no Dia Mundial de Luta contra a Aids no Barros Barreto

O Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) realiza, nesta sexta-feira (1º), no auditório do Hospital, o I Encontro do HUJBB pelo Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. A programação será composta por mesas redondas e conferências sobre diversos temas.
Sob coordenação da Clínica de Infectologia, o objetivo do evento é congregar as várias instituições que atuam nas áreas de prevenção e assistência às pessoas que vivem com HIV e AIDS, ou seja, tanto as instituições públicas como as organizações não-governamentais (ONGs), que têm um papel fundamental no apoio às vítimas dessa síndrome, como o HUJBB que é referência nacional em AIDS. O encontro também é uma oportunidade de atualização e troca de experiências entre os profissionais de saúde, no sentido de buscar sempre melhor qualidade de vida para o paciente. 
A solenidade de abertura contará com a presença do diretor do Hospital, Luiz Alberto de Moraes, da chefe da Clínica de Infectologia, Bibiane Monteiro, e da coordenadora estadual de DST/AIDS Lia Lobato.
A primeira mesa redonda vai debater o tema “Apresentação dos serviços em HIV/AIDS na cidade de Belém do Pará”, tendo como  moderadora a médica Andréa Vaz Paes e participantes os representantes do Serviço de Infectologia do HUJBB, da Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas e Parasitárias Especiais (URE-Dipe), Centro de Atenção à Saúde e Doenças Infecciosas Adquiridas (Casa-Dia) e do Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen).
Depois do coffeebreak, acontecerá a mesa redonda “ONGs e AIDS em Belém do Pará”, tendo como moderadora a representante da Comissão de Saúde da OAB, Cristina Carvalho; e participantes Maria de Lourdes Gomes Barradas, do Grupo para Valorização, Integração e Dignificação dos Doentes de Aids (Paravidda), Francisco Rodrigues, do Grupo de Apoio e Prevenção à Aids do Pará (Gapa); Paula Duarte, do Movimento dos Homossexuais de Belém (MHB) e Maria de Lourdes Barreto do Grupo de Mulheres Prostitutas do Estado do Pará (Gempac).
A programação da tarde começa com uma conferência sobre “A Pandemia do HIV”, proferida pela infectologista e virologista Rita Catarina Medeiros de Souza.
Em seguida, haverá visita ao Stand “Ler nunca é demais para se prevenir” e a mesa redonda “O cuidado multiprofissional com o paciente HIV-AIDS no HUJBB”, tendo como moderador o médico Lourival Rodrigues Marsola e palestrantes a médica Joseana de Oliveira Pardal, a enfermeira Dalva Francês Pinheiro, o nutricionista Fernando Vinícius Faro Reis, a psicóloga Lúcia Helena da Silva Alves, a assistente social Telma Barboza de Souza, a fisioterapeuta Náthila Borges, a terapeuta ocupacional Janaína Gomes, e a fonoaudióloga Luciane Figueiró.
A conferência de encerramento abordará o tema “Adesão à terapia anti-retroviral: Por que é importante?”, proferida pela infectologista Carmen Andréa Freitas Lopes.
As inscrições podem ser feitas na Coordenadoria de Atividades Acadêmicas do HUJBB e o investimento é um kit de higiene pessoal (creme dental, escova de dente, sabonete, desodorante, shampoo, condicionador) ou um lençol, que será doado aos pacientes. Informações: 3201-6652/6653.

Texto: Roberta Vilanova (ASCOM/HUJBB)

Publicado em: 30.11.2006 09:05