Programa Intercâmbio da Iniciativa Amazônica e da UNAMAZ

O Consórcio Internacional Iniciativa Amazônica (IA) junto com a Associação de Universidades Amazônicas (UNAMAZ) criaram em 2005 o Programa de Intercâmbio e Colaboração Amazônica entre Universidades e Centros de Pesquisa Agrícola, Florestal e Agro-florestal, que está agora em sua terceira edição.

O Programa destina-se a estudantes de graduação e pós-graduação de todas as áreas, matriculados em instituições de ensino superior, membros da UNAMAZ. O mesmo visa estreitar a colaboração entre universidades amazônicas e centros de pesquisa de países da Pan-Amazonia. Também busca expor futuros profissionais a métodos e tecnologias inovadoras, promover a produção científica interdisciplinar, assim como contribuir para a inserção de metodologias participativas. Fazem parte do programa instituições da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. As bolsas, que tem de dois a quatro meses de duração, pagam as despesas de viagem, estadia e custeio das pesquisas dos estudantes, até um valor máximo de US$ 3.000,00.

As propostas de trabalho deveriam estar relacionadas a quatro temas básicos: 1) diagnóstico e monitoramento de áreas degradadas e processos de degradação; 2) sistemas sustentáveis de uso da terra para prevenção da degradação e recuperação de áreas degradadas; 3) processos e mecanismos de apoio à produção com foco em cadeias produtivas e 4) políticas públicas para uso sustentável dos recursos naturais e recuperação de áreas degradadas.

A data limite para entrega (on-line) das propostas de trabalho será o dia 02 de janeiro de 2007, e o início dos intercâmbios será a partir do 1º de fevereiro de 2007.

Para mais informações, entrar em contato com o coordenador do Programa de Intercâmbio, Michael Arnegger (m.arnegger@cgiar.org), ou acessar a página web da Iniciativa Amazônica (www.iamazonica.org.br ), onde estão disponíveis o edital e a ficha de inscrição, dentre outros

Publicado em: 04.12.2006 11:08