Proint avalia dez anos de atividades

O Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (PROINT) inicia, nesta segunda-feira, o seu I Seminário de Avaliação. O evento se estende nos dias 12 e 13 no Centro de  Capacitação da Universidade Federal do Pará, com apresentação dos resultados de 90 projetos executados com recursos do PROINT no período de outubro de 2004 a dezembro de 2005. Na solenidade de abertura, às 16h, no auditório do Capacit, será lançado o Livro de Resumos dos projetos apresentados, numa iniciativa inédita da coordenação do programa. Em 10 anos de existência do PROINT é a primeira vez que um seminário é construído especificamente para a avaliação de seus resultados. O objetivo é verificar de que forma os investimentos deste programa contribuíram para a melhoria do ensino de graduação da UFPA.

O PROINT é um programa que busca promover a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão da UFPA. O programa apóia, com recursos e com a contratação de bolsistas, a realização de  projetos que contemplam essas três dimensões da atividade acadêmica. Em seus 10 anos de existência foram lançados cinco editais para a distribuição dos recursos. Ao todo, 789 projetos já foram ou estão sendo apoiados com recursos do PROINT, que somam mais de R$ 17 milhões destinados exclusivamente para esse fim. Todo esse dinheiro vem do orçamento próprio da UFPA, que já beneficiou 1.114 ex-alunos da UFPA que receberam bolsa do PROINT no período de 1998 a 2003. A coordenação do programa realizou no primeiro semestre deste ano pesquisa com esses alunos e encontrou 38 ex-bolsistas que agora são servidores da universidade, sendo 31 destes professores. As informações desta pesquisa irão compor um Memorial de 10 anos do PROINT, que deve ser lançado no início de 2007.
Dos 90 projetos que serão apresentados nos três dias de seminário, 39 são da área de Ciências Exatas e da Terra, 35 da área de Ciências Humanas e Sociais e 16 da área de Ciências da Vida. Para cada uma dessas áreas do conhecimento será montada uma banca avaliadora composta por quatro professores doutores da UFPA. A programação do I Seminário de Avaliação do PROINT pode ser acessada no endereço

Texto: Jones Santos

Publicado em: 11.12.2006 07:31