Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Poema e Funai selam acordo de cooperação

Nesta  terça-feira, será assinado o acordo de cooperação entre a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Núcleo de Ação Para o Desenvolvimento Sustentável (ONG POEMA). A parceria prevê execução  de ações conjuntas para a promoção do desenvolvimento das comunidades indígenas nas áreas de jurisdição da Administração Regional da Funai Belém. Estarão presentes a Administradora Regional Substituta da Funai Belém, Orlandina, o Presidente do Poema, Thomas Mitschein, o vice-presidente do Poema, Ailton Lima, o coordenador do Programa Wai-Wai, Claudionor Dias, e o Procurador Chefe da Procuradoria da República, Felício Pontes (aguardando confirmação). A reunião acontecerá às 15 horas, no auditório do Poema (Ufpa - Guamá).
O termo tem grande relevância para as comunidades indígenas, pois marcará o início das atividades para beneficiar essas áreas.
O objetivo do acordo é realizar atividades como seminários, grupos de trabalhos para levantamento de dados e diagnósticos necessários a elaboração de projetos e programas de interesses das comunidades indígenas jurisdicionadas à Funai Belém.
Será elaborado um cronograma de atividades para a construção de projetos e programas de acordo com as necessidades das comunidades indígenas. Um deles é o Programa Wai-Wai, que vai atender a demanda para produção extrativista e desenvolver atividades como o aproveitamento sustentável dos recursos naturais, como a castanha-do-pará, para possível extração de óleo, e a copaíba, usada na indústria de cosméticos.
O termo de parceria busca suprir a necessidade de estabelecer melhor interlocução e fortalecimento institucional das agências governamentais e não governamentais financiadoras e executoras de projetos de geração de renda, capacitação profissional, cultural, assistência e outros de interesses das populações indígenas.
Ambas instituições desenvolvem ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida das populações indígenas no Pará, e objetivam a sustentabilidade social, econômica e ambiental, em consonância com as especificidades culturais de cada etnia.

Texto: Jornalismo/Poema

Publicado em: 11.12.2006 19:27