Novo programa de pós-graduação enfoca a pesca e os ecossistemas associados a ela

Foi feita na manhã de hoje (13) a cerimônia de abertura do Programa de Pós-graduação em Ecologia Aquática e Pesca, do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFPA. Serão oferecidos cursos de mestrado e doutorado, que contam com duas grandes áreas de pesquisa: Ecologia Aquática da Amazônia, que, segundo a coordenadora do programa Victória Nahum, tem maior afinidade com os estudos ecológicos; e Recursos Pesqueiros na Amazônia, mais próxima das investigações de âmbito social. Apesar dessas afinidades, explica, o programa tem, entre seus princípios, a multidisciplinariedade, incentivada pela formação de um corpo docente oriundo de diferentes unidades acadêmicas, como o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos e os centros de Geociências, Tecnológico e de Ciências Jurídicas, além do Cefet-PA.
Victória Nahum ressalta que a região Norte é a maior produtora nacional de pescado, e o Pará se destaca nessa atividade, que, além de gerar empregos, por exemplo, também gera degradação ambiental. Ela explica que o objetivo do programa é focalizar o estudo dos problemas ambientais aquáticos, principalmente relativos à pesca, visando a conservação e gestão dos recursos naturais e promovendo o desenvolvimento regional.
Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da universidade, Roberto Dall Agnol destaca que o quinto programa aberto pelo CCB tem início com conceito 4 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o que melhora as possibilidades de captação de recursos e bolsas. Para ele, a universidade tem dado grandes saltos de qualidade na pós-graduação, que em 1999 contabilizava 16 programas e atualmente soma 37, sendo 16 deles de doutorado. Produz-se conhecimento sobre a região, na região, e amplia-se a oportunidade de emprego, diz ele.
Serviço: As inscrições para a prova de seleção estarão abertas de 8 a 31 de janeiro de 2007. O edital estará disponível no site: www.ufpa.br/propesp

Foto: Manoel Neto

Publicado em: 13.12.2006 12:44