Site do Daves publica gabarito da primeira fase

Já está disponível no site do Departamento de Apoio ao Vestibular (www.ufpa.br/daves) o gabarito da prova da primeira fase do PSS 2007, aplicada na manhá desta segunda-feira (18). O resultado das provas deve ser divulgado até dia 28 de dezembro, de acordo com a chegada das provas do interior.

Dos 53.727 candidatos aptos a primeira fase do Processo Seletivo Seriado (PSS) 2007 da UFPA – sendo 34.129 na capital e 19.598 no interior -, 4.745 faltaram – 2.436 na capital (7,11%) e 2.309 no interior (11,8%). A média de faltosos (10%) foi um pouco acima da média do ano passado, que ficou em 6,1%.
      Em entrevista coletiva à imprensa, na manhã de hoje, o pró-reitor de Ensino de Graduação da UFPA, Licurgo Brito, e o diretor do Daves, Luis Acácio Centeno, fizeram uma avaliação desta etapa do concurso. Eles consideraram tranqüilo o dia de hoje. Mesmo os candidatos que ainda foram aos dois locais de prova cancelados – colégio Santa Rosa e campus II da UEPA – chegaram a tempo nos novos endereços, conduzidos por veículo da universidade. Os candidatos que não apresentaram documento oficial de identidade (com foto) e portavam apenas a certidão de nascimento, não puderam realizar a prova, como está indicado no edital e no Manual do Candidato. É parte das regras do concurso, para evitar alguns tipos de fraude.
      Os candidatos de todo o Estado tiveram até às 13 horas para concluir a prova, que iniciou às 8 horas, horário de Belém; os portadores de necessidades especiais têm até às 14 horas para concluir seu exame. Os candidatos devem responder a 55 questões de múltipla escolha, envolvendo conteúdos da 1ª série do Ensino Médio.
      Além de Belém e Icoaraci, a prova está sendo realizada nos municípios de Ananindeua, Abaetetuba, Barcarena, Tomé-Açu, Tailândia, Concórdia do Pará, Tucuruí, Bragança, Capanema, Capitão Poço, Breves, Altamira, Uruará, Cametá, Castanhal, Marabá, Parauapebas, Rondon do Pará, Jacundá, Xinguara, Santarém, Óbidos, Oriximiná, Curuá, Itaituba, Almeirim, Alenquer, Belterra e Monte Alegre.
A segunda e a terceira fase do PSS 2007 continuam programadas para as mesmas datas divulgadas anteriormente: dia 7 de janeiro de 2007, a segunda, e dias 28 e 29 de janeiro de 2007, a terceira.
      Candidatos consideram fácil a prova - Para alguns candidatos, a prova estava mais fácil do que esperavam. Nilda Pinheiro, que está concorrendo a uma vaga no curso de Medicina, disse que "a prova estava muito fácil, não tive dificuldades nem com as exatas". A primeira etapa do Processo Seletivo da UFPA foi realizada em 31 escolas de Belém e 54 escolas no interior. No campus universitário do Guamá, o clima foi tranqüilo e não houve tumulto. O trânsito na avenida Bernardo Sayão, principal via de acesso ao campus, não foi intenso ao ponto de prejudicar a chegada dos candidatos, como em anos anteriores. Os portões foram fechados às oito horas em ponto.

Foto: Lurdinha Rodrigues

Publicado em: 18.12.2006 13:45