UFPA e Geam lançam Casa Brasil-África

Em parceira com o Grupo de Estudos Afro-Amazônico (Geam), a Universidade Federal do Pará lançou, nesta quarta-feira (22), a Casa Brasil-África. É a segunda iniciativa no país – A Universidade Federal de São Carlos (SP) criou a primeira. A solenidade contou com a participação de estudantes, professores, representantes de religiões afro-brasileiras e comunidades quilombolas, além de movimentos sociais vinculados à cultura negra.
De acordo com Apolinário Alves Filho, que será coordenador da Casa Brasil-África, o novo instituto foi idealizado ainda em 2002, por ocasião de uma discussão no Grupo de Estudos Afro-Amazônico da UFPA (Geam), acerca da carência de espaços destinados aos estudos em cultura afro-brasileira no país. O grupo reúne estudantes, professores e representantes de movimentos sociais. “A casa surge de uma necessidade e carência por parte do segmento que estuda a cultura e história africana”, ressalta Apolinário. Ele afirma ainda que o espaço será mais um ponto de luta contra o preconceito e o racismo que sofrem os afro-descentes. Outra idéia é dar maior visibilidade aos estudos sobre a raça negra, envolvendo ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidos em âmbito acadêmico.
Segundo o reitor da UFPA, Alex Fiúza Bolonha de Mello, é missão da universidade se engajar nas causas sociais e destacou a importância dos estudos da cultura afro-brasileira para conhecimento da própria realidade do país. Ele também fez questão de ressaltar que a abertura da UFPA para a comunidade será o principal objetivo da universidade na comemoração aos seus 50 anos, em 2007.
Ao final da solenidade de lançamento do novo instituto, foi realizada uma programação cultural no hall da Reitoria. A Casa Brasil-África deverá iniciar suas atividades em 2007, provisoriamente no Instituto de Ciências da Arte da UFPA (ICA).
Texto: Bruno Magno (estagiário da Assessoria de Imprensa da UFPA) Foto: Lurdinha Rodrigues

Publicado em: 21.12.2006 14:45