DCE prepara IV Congresso Estudantil

No próximo mês de março, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPA realiza o IV Congresso Estudantil da UFPA (Coneufpa). As inscrições poderão ser feitas a partir do próximo dia 8 nos centros acadêmicos ou no site do DCE (www3.ufpa.br/dce). Qualquer estudante universitário, da UFPA ou de outras instituições de ensino superior, pode se inscrever. O Coneufpa é um espaço de discussão e deliberação do movimento estudantil e congrega estudantes da capital e do interior do Estado. Segundo Fabrício Gomes, do DCE, o último congresso, realizado em 1999, foi muito importante para a pontencialização das lutas estudantis na UFPA.
   A programação já foi definida. Durante quatro dias os estudantes discutirão conjuntura, educação, universidade, cultura, meio ambiente, diversidade sexual, movimentos sociais, entre outros temas. Haverá um espaço específico para a discussão dos problemas da interiorização e outro espaço destinado às atividades dos cursos, executivas de cursos, federações de curso, coletivos estudantis e outros.
   Alguns convidados já foram votados pelos centros acadêmicos e estão sendo contactados como: Ricardo Antunes - seguidor de Florestan Fernandes e doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo, professor da Unicamp, considerado um dos maiores intelectuais brasileiros na área das Ciências Sociais; Emir Sader - sociólogo marxista de grande influência e respeitabilidade no país, professor da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e coordenador do Laboratório de Políticas Públicas da UERJ; e Valério Arcari - historiador, autor de “As esquinas perigosas da História” e professor de História do Cefet/SP.
   Em breve, todas as informações referentes ao congresso e a programação completa serão disponibilizadas no site do DCE.
Publicado em: 03.01.2007 16:18